quarta-feira, 4 de abril de 2012

Orações Subordinadas

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS, ADVERBIAIS E ADJETIVAS

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES


A- Classifique as orações subordinadas substantivas:

- oração subordinada substantiva subjetiva
- oração subordinada substantiva predicativa
- oração subordinada substantiva objetiva direta
- oração subordinada substantiva objetiva indireta
- oração subordinada substantiva completiva nominal
- oração subordinada substantiva apositiva

1-Ele admitiu que foi derrotado.
2-É conveniente que você regresse.
3-Seus amigos confiam em que você vença.
4-No relatório não consta que ele esteja presente.
5-Nossa preocupação era que chovesse.
6-Nós defendemos uma idéia : que a casa seja invadida.
7-Floriano ia dizer: “Quero ser escritor”, mas temeu que o tio risse dele.
8-O importante é que todos estejam aqui logo cedo.
9-É importante que todos estejam aqui logo cedo.
10-Ele advertiu que os balões são proibidos.
11- Havia suspeitas de que a eleição tinha sido uma farsa.
12-O certo foi que tudo morreu.
13-Os trabalhadores são favoráveis a que o acordo seja reformulado.
14-É claro que eles não virão.
15- Acontece que ela mentiu.
16- Eu não esperava a sua compreensão.
17- É fundamental o aproveitamento científico do lixo.
18- O major exigia obediência ao horário.
19- O inquilino não aceitou o aumento do aluguel.
20- O pai insistia no castigo ao filho.
21- nosso receio era a chuva na hora do churrasco.
22- Minha expectativa era a devolução dos livros emprestados.
23- Renato estava ansioso pelo conserto da torneira.
24- Não estávamos convencidos da superioridade dos portugueses sobre os índios.
25- Só esperávamos uma coisa: a chegada do aniversariante.
26- Soube apenas agora do acidente com o trem.
27- Ele estava certo da falha com o avião.

B- Classifique as orações subordinadas em subjetivas ou objetivas diretas.

1- Acredita-se que a minhoca é ótima para o solo.
2- Ninguém podia dizer que acertara o teste.
3- O empresário ignorava que os empregados estavam em greve.
4- Não podíamos dizer que os pedrestres eram bem-educados ao trânsito.
5- Foi resolvido que o jogador não entraria em campo.
6- Os professores verificaram que as notas foram misteriosamente alteradas.
7- Não soubemos por que a criança se recusava a tomar leite.
8- Ficou provado que a soja poderia substituir a carne.
9- Todos queriam que o filme fosse passado na hora da aula.

C- Classifique as orações subordinadas em objetivas indiretas ou completivas nominais.

1- Ofereceram o livro a quem obteve melhor nota.
2- A família insistia em que a criança fosse internada.
3- Impediram o vereador de que recebesse a contribuição ilegal.
4- Lembrava-se de que aquela era uma caneta importada.
5- Minha avó, na sua fé, acendia velas para quem precisasse.
6- Estava convicto de que eu não terminaria o namoro.
7- Os produtores do programa de televisão tinham a firme certeza de que os telespectadores gostariam das piadas.

D- Sublinhe os verbos, separe as orações e classifique-as. Classifique também o período.

1- É necessário que se preserve a natureza.
2- Eu pedi que ele me deixasse em paz.
3- A cura do paciente dependia de que ele aceitasse o difícil tratamento.
4- O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.
5- É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.
6- A grande tristeza da mãe foi que os filhos a colocaram num asilo.
7- Não sei quanto me custará esse favor.
8- Tenho certeza de que será recompensado por esse ato generoso.
9- Ninguém sabe se ele voltará para o Brasil.
10- O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.
11- Perguntou-me apenas onde eu morava.

E- Transforme o adjunto adverbial em oração subordinada adverbial.

1- Os pilotos dispararam ao primeiro sinal.
2- Não viajávamos devido à falta de dinheiro.
3- Os convidados retiraram-se ao término da festa.
4- Ele estuda apesar da falta de recursos.
5- Devido à sua frágil saúde, não trabalhava.
6- As manifestações acalmaram-se com a chegada da polícia.

F- Classifique as orações subordinadas adverbiais:

-Oração subordinada adverbial temporal
- Oração subordinada adverbial causal
- Oração subordinada adverbial condicional
- Oração subordinada adverbial proporcional
- Oração subordinada adverbial final
- Oração subordinada adverbial consecutiva
- Oração subordinada adverbial conformativa
- Oração subordinada adverbial concessiva
- Oração subordinada adverbial comparativa

1- A euforia da mãe era maior que a do filho.
2- Todos compraram o jornal porque ele trazia a lista dos aprovados.
3- Como estivesse agitado, quebrou o copo e o prato.
4- Eu andava tão faminta como se não comesse há dias.
5- Se acabasse com aquelas fofocas eu acreditaria na sua discrição.
6- Os mendigos foram encaminhados ao albergue a fim de que ficassem protegidos do frio intenso.
7- Quando tocou a campainha, sentiu logo os passos pelo corredores.
8- À medida que íamos falando mais o diretor se sentia envaidecido.
9- Tudo saiu conforme o previsto.
10- “Embora lhes custe acreditar, o visconde, em pessoa, tinha a sua taberna no centro da vila.”
11- Caminhavam cabisbaixos os dois irmãos como se carregassem a maior tristeza do mundo.
12- Embora fosse talvez o estudante mais pobre, tomei a defesa do fidalgote.
13- Ventou tanto que as telhas caíram.
14- Se não somos donos de nós mesmos, então quem será?
15- Visto que houvesse carência de informações, quase se desconheciam os riscos provocados pelas usinas nucleares.


G- As orações subordinadas adverbiais são introduzidas, em geral, por uma conjunção típica. Há conjunções, porém, que revelam diversos valores, dependendo do contexto. Explique o valor da conjunção destacada nos períodos abaixo.

1- Como a miséria era grande, um tostão a mais, um tostão a menos não faria falta.
2- Eu saio desta casa, como se saísse de um cativeiro.
3- O vendedor escondeu a mercadoria como pôde.


H- Classifique as orações subordinadas adjetivas:

- Oração subordinada adjetiva restritiva
- Oração subordinada adjetiva explicativa


1- A mulher a quem ele amava o abandonou.
2- As vilas por que passei estavam todas alagadas.
3- Carro que começa encrencar precisa ser passado adiante.
4- O amor, que lhe dera alma nova, era o estímulo para continuar lutando.
5- A mulher ficou a observar o marido, cujos olhos não revelavam outra coisa a não ser tristeza.
6- A máquina de escrever, que era elétrica, custava caro.


I- Transforme o adjetivo destacado em oração subordinada adjetiva.

1- Eram músicas contagiantes.
2- A televisão apresenta cenas agressivas.
3- Os avós tinham atitudes agradáveis.
4- A professora revelava uma linguagem enternecedora.
5- Ela carregava problemas atormentadores.
6- Eles escreviam cartas emocionantes.
7- O namorado fazia carinho sedutores.


J- Identifique as orações subordinadas adjetivas.

1- O patrão mandou um recado que não era agradável ao funcionários.
2- Buscava-se uma solução para o problema a qual não afetasse a população.
3- Carro que começa a encrencar precisa ser passado adiante.
4- A dor que sentia na perna o incomodava há meses.
5- Algunspássaros que frequentavam o nosso jardim desapareceram. Com o desmatamento da região.
6- Mal conseguia mascarar a falsidade que estava no seu rosto.
7- O amor, que lhe dera alma nova, era o estímulo para continuar lutando.
8- O aviso que afixaram no quadro provocou a raiva dos alunos.
9- O bairro onde morava era distante do centro da cidade.
10- As vilas por que passei estavam todas alagadas.
11- A mulher a quem ele amava o abandonou.


K- Transforme os períodos simples em compostos usando o pronome relativo.

1- Comprei as fechaduras. Elas foram pedidas pelo construtor.
2- Esta é uma pequena rua. Ela não tem saída.
3- Há alimentos fibrosos. Eles fazem bem para o aparelho digestivo.
4- Ela ofereceu-meuma flor. Apanhara-a no jardim de casa.
5- Mandamos o dinheiro. Ele precisava dele.
6- A Amazônia é uma vasta área verde. O mundo necessita dela.


L- Identifique e classifique as orações. Classifique também os períodos.

1- Minha mãe, que é filha de italianos, herdou a pronúncia de meus avós.
2- O esgoto que estava à mostra era danoso aos vizinhos.
3- As mulheres que perderam os maridos no acidente de ônibus fizeram uma única missa de sétimo dia.
4- O filho, que era irresponsável, vivia faltando ao emprego.
5- A máquina de escrever, que era elétrica, custava caro.
6- Esse padre de quem os jornais falam é um grande batalhador pela justiça social.
7- Ele trabalhou drante toda a madrugada na fantasia que o filho usaria no teatro da escola.
8- O rio que cortava a fazenda era a atração da meninada.
9- A mulher ficou a observar o marido, cujos olhos não revelavam outra coisa a não ser tristeza.
10- Os preços, que antes subiam diariamente, hoje estão mais estabilizados.
11- Viajaram a lugares por onde nunca sonharam passar.


M- Faça a distinção:

• Que : pronome relativo
• Que: conjunção integrante

1- Lembrei-me de que há dez meses você esteve aqui.
2- O rapaz tinha uma vontade de escrever que era incontrolável.
3- Leremos este capítulo que nos foi pedido pelo professor.
4- Felizes os homens que ao se deitarem têm a consciência tranquila.
5- A mentira, que não passava de uma brincadeira, provocou consequências desagradáveis que afetaram os colegas de classe.
6- A pergunta, que era ingênua, deixou o amigo sem graça.
7- Visitou o sobrado que diziam ser mal-assombrado.
8- Há lugares no Brasil que são invadidos por turistas nas férias de verão.
9- Não imaginava que tantas pessoas estivessem desempregadas.


N- Identifique e classifique as orações. Classifique também os períodos.

1- Disse ao aluno que tivesse respeito.
2- A refinaria de gás que funcionava em Barueri fechou.
3- É necessário que se viva com liberdade.
4- Muitas pessoas não sabem que têm valor.
5- Respeitemos as pessoas que trabalham.
6- O rapaz, que era preconceituoso, não aceitava os passeios da irmã.
7- Tudo dependia de que todos participassem da mesma luta.
8- Os livros de história, que coloriram nossa infância, ajudaram a formar nosso caráter.
9- Todos estamos certos de que um dia ele voltará.
10- A organização que reunia camponeses lutava pela segurança dos bóias-frias.
11- Este biólogo, que é um pesquisador, dedica-se ao combate da poluição ambiental.
12- Tratava-se de um cargo a que todos aspiravam.
13- O candidato em que votei foi eleito.


O- Os períodos que seguem são todos compostos por subordinação. A oração subordinada que os forma poderá ser substantiva, adjetiva ou adverbial. Identifique as orações e classifique-as.

1- O engenheiro, que é um especialista, não eliminou as rechaduras.
2- Assim que deu o sinal, os alunos saíram para o pátio.
3- É necessário que todos tenham consciência da importância do voto.
4- A paralisia infantil, que é evitada com vacinações, atinge principalmente as crianças mais pobres.
5- A mulher trabalhava todos os dias para que os filhos estudassem.
6- Muitas pessoas são julgadas por crimes que não cometeram.
7- Eu entendi o significado do filme quando ouvi a sua explicação.
8- O professor queria que a resposta fosse curta.
9- Minha avó tricotava na cadeira de balanço enquanto os netos brincavam com os coloridos novelos de lã.
10- O casal adiou a data do casamento conforme o pedido dos pais.
11- A História do Brasil apresenta muitos exemplos de negros e índios que lutaram pela justiça.
12- O delegado não deixou o plantão porque pressentia a rebelião dos presos.
13- O pai saiu triste de casa como quem não voltaria mais.
14- Embora toda a Europa estivesse assustada, as grandes potências continuavam construindo usinas nucleares.


P- Os períodos que seguem são mistos. Identifique as orações que os formam e classifique-as.

1- Havia dúvidas de que ele não era honesto, pois suas condutas deixavam as pessoam incrédulas de que houvesse sinceridade nos seus objetivos.
2- Chegou ao patrão e pediu-lhe que o pagamento do salário ocorresse no dia certo.
3- Eu pedia para ele que deixasse de milongas e fosse estudar.
4- O gado secava e os homens fugiam daquele sol bravo que enxugava até as lágrimas.
5- Limpou a casa, organizou o jantar e preparou a mesa como ele gostava.


Q- Leia o texto e classifique as orações subordinadas destacadas:


“Quando a bruxa malvada presenteou Branca de neve com uma maçã envenenada, escolheu justamente uma maçã carnuda, vermelha e brilhante. Como a heroína da história infantil, os consumidores modernos também não resistem aos apelos de uma fruta carnuda, sem saber que por trás da bela aparência podem estar produtos químicos nem sempre inócuos à saúde. Além da cera passada para proteger a maçâ e fazê-la brilhar ou de corantes para tornar as cascas das frutas mais atraentes, estão sendo utilizados também reguladores de crescimento – produtos químicos que interferem no desenvolvimento e maturação das plantas – cuja utilização não é fiscalizada no Brasil, onde inexistem pesquisas científicas sobre o assunto.

Além de reguladores de crescimento, o médico Waldemar Ferreira de Almeida afirma ainda que são usados indiscriminadamente corantes e fungicidas nas frutas: Contrariando a crença popular de que na casca das frutas estão as vitaminas, hoje em dia na casca das frutas estão os venenos.” (Folha de São Paulo.)


1-

2-

3-

4-

5-

6-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar ou perguntar alguma coisa, preenchendo o formulário para comentários.Note que comentários com conteúdo impróprio ou não relacionados ao assunto serão excluídos.

Orações Coordenadas

ORAÇÕES COORDENADAS _________________________________________ Exercícios Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: O1 - Nã...